CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

O novo longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, "Bacurau" está nos cinemas e vocês não podem deixar de conferir!

Vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes 2019, o longa não só conquistou pelo conteúdo muito bem explorado pelos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, mas pela ousadia de mesclar western, ficção científica, uns gringos e o jeitinho brasileiro sem perder a ternura. Sim, se for, vá na paz, Bacurau está nos cinemas e com certeza é imperdível!
Um povoado que misteriosamente some do mapa. 

A Essência do Filme

Bacurau é o tipo de filme que entra na mente em vários aspectos e que também despertou a curiosidade de muitas pessoas. Não somente pelo enredo ousado, elenco perfeito e um toque "desumano" no meu ponto de vista. Mas pela genialidade de sair fora da caixa sem perder as raízes.  Obviamente a  narrativa traz um emaranhado de surpresas e reviravoltas. 

É sobre um povo unido, que não tolera corrupção e não se vende facilmente, como o caso do prefeito Tony Jr. (Thardelly Lima), que tenta conquistar o pequeno povoado em vão. Já a personagem Domingas  (Sônia Braga) é uma mulher forte, desprovida de qualquer vaidade e médica local. Apesar do seu senso de justiça, seus conflitos pessoais acabam se aprofundando com a morte de sua amiga dona Carmelita. Mas a história não gira em torno de apenas um personagem, e sim de um povo prestes a enfrentar uma "caçada desumana". 

A situação começa a ficar cada vez mais bizarra com o desaparecimento da cidade no mapa, drones voando e mortes decorrentes, chamando a atenção de Plínio (Wilson Rabelo), Teresa (Bárbara Colen) e Acácio (Thomas Aquino).Juntos os habitantes decidem buscar ajuda do foragido Lunga (Silvero Pereira), um típico justiceiro caracterizado para defender seu povo, mas não bem visto pela policia. Se tem algo muito particular no filme, é questão da opressão metaforicamente ou seja "vamos caçar humanos que não farão falta". Um povoado pequeno, isolado na mira de mercenários  estrangeiros sem cerimônia com direito a diversão assustadora. Mas Bacurau é muito além do que você imagina, é um povo simples, mas não ignorante e que não se pode subestimar.  Surpreendente!    

Cortejo de dona Carmelita (Lia de Itamaracá).
Sinopse 

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

O ator alemão Udor Kier no papel do caçador  Michael diante de Domingas interpretada por Sônia Braga.  


Em tempos difíceis, o pequeno povoado encara seu inimigo.  
  Assista o Trailer




Na coletiva de imprensa  com a presença dos diretores Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, a produtora Emilie Lesclaux  e dos atores do elenco: Sonia Braga, Karina Teles, Barbara Colen, Thomas Aquino, Silvero Pereira, Thardelly Lima, Antonio Saboia, Marcio Fecher, Wilson Rabelo, Brian Townes e Alli Willow.

Foi inevitável as comparações do filme com as atuais circunstâncias relacionadas a cultura e ao atual governo. De fato não teve nenhuma intenção, mas Bacurau é tão atual, que não teve como não questionar esse ponto. O filme levantou muitas teorias sobre o futuro do povo brasileiro.   

Voltando para a pequena  cidade de Bacurau... 

O filme dos cineastas pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi gravado no Rio Grande do Norte, nas cidades de Parelhas e Acari, Seridó potiguar.  A equipe contou com a participação da comunidade local que encantou os atores. Bacurau está repercutindo mundo afora conceituando nosso cinema nacional! 



Elenco

Domingas : Sonia Braga

Michael : Udo Kier

Teresa: Bárbara Colen 

Pacote: Thomás Aquino 

Lunga: Silvero Pereira

Plinio: Wilson Rabelo

Damiano: Carlos Francisco  

Forasteira: Karine Teles 

Forasteiro: Antonio Saboia

Erivaldo: Rubens Santos  

Isa: Luciana Souza

Madalena: Eduarda Samara 

Carmelita: Lia de Itamaracá

Terry: Jonny Mars

Kate: Alli Willow

Jake: James Turpin 

Julia: Julia Marie Peterson

Bob: Charles Hodges  

Willy: Chris Doubek

Joshua: Brian Townes

Carranca: Rodger Rogério

DJ Urso: Jr. Black 

Madame: Zoraide Coleto

Sandra: Jamila  Facury

Deisy: Ingrid Trigueiro

Robson : Edilson Silva 

Tony Jr: Thardelly Lima

Claudio: Buda Lira 

Nelinha: Fabiola Liper

Flavio: Marcio Fecher 

Maciel: Val Junior

Raolino: Uirá dos Reis 

Bidé: Valmir do Coco

Luciene: Suzy Lopes 

Angela: Clebia Sousa

Darlene: Danny Barbosa 

Ficha  Técnica

Roteiro e Direção: Kleber Mendonça Filho & Juliano Dornelles

Produção: Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd et Michel Merkt 

Produtora Executiva: Dora Amorim

Produtor Associado: Carlos Diegues

Diretor de Fotografia: Pedro Sotero

Diretor de Arte: Thales Junqueira

Figurino: Rita Azevedo

Montagem: Eduardo Serrano

Som : Nicolas Hallet

Design de som e montagem de som : Ricardo Cutz

Mixagem:  Cyril Holtz e Ricardo Cutz

Casting: Marcelo Caetano

1° assistente de direção : Daniel Lentini

Direção de Produção: Cristina Alves & Dedete Parente

Música Original: Mateus Alves e Tomaz Alves Souza

Caracterização e Efeitos: Tayce Vale


Nossos agradecimentos  ao Tom Dutra   pela parceria!  Acesse o canal e veja suas dicas imperdíveis!


   

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.