CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

"Jornada da Vida" chega nos cinemas com uma história emocionante onde um homem reencontra suas raízes.

Dirigido e escrito por Philippe Godeau, em parceria com Agnès de Sacy, e estrelado por Omar Sy, JORNADA DA VIDA (Yao) é uma história do encontro e do reencontro de um homem com suas raízes e reconhecimento de seu lugar no mundo, por meio de uma amizade inusitada entre um garoto de 13 anos e seu ídolo. Distribuído pela Califórnia Filmes, o filme estreia no Brasil em 18 de julho.
(Omar Sy como Seydou Tall e Lionel Louis Basse como Yao)


Essência do Filme

É muito comum as pessoas esquecerem  suas origens mudando para outro país e levando uma vida bem  diferente de sua cultura. Nossas raízes dizem muito sobre nossas atitudes ao longo da nossa história. Para Seydou Tall isso lhe causou uma certa culpa por estar tão longe de sua identidade natal. Ao encontrar Yao um menino tão determinado e humilde, Seydou se depara com momentos  que vão lhe ensina simples coisas porém valiosas que não se podem esquecer. 
A mensagem do filme é bem objetiva, faltando um pouco mais de emoção. lembrando que a narrativa não deixa a desejar. Omar Sy é um dos melhores atores que já tive oportunidade de ver contracenar em outros filmes. Claro, é inevitável não falar do "Intocáveis"com François Cluzet mas " Jornada da Vida" é sensível aos olhos de quem busca sua identidade. Não deixando para atrás Lionel Louis Basse na pele de Yao com sua sabedoria juvenil e a participação  valiosa de Fatoumata Diawara. 



“Eu tive a ideia deste filme faz tempo. Conversei com Omar porque tinha a intuição de que ele seria sensível a esta história e que compartilharia a intimidade e os valores veiculados por ela. Para além da beleza estética e exótica do Senegal, são principalmente os valores inerentes à cultura do país que me comovem e que eu queria transmitir no filme: a força da família, da transmissão, da empatia, da fé que se percebe fortemente por lá”, explica o diretor. 


Quando Seydou Tall (Sy), um famoso ator francês retorna pela primeira vez ao seu país natal para um compromisso profissional, não poderia prever o que essa viagem representaria em sua vida. Ao chegar em Dakar, conhece o jovem Yao (Lionel Louis Basse), um grande fã de seu trabalho que atravessou o país sozinho para conhecer o seu herói. Envolvido pela admiração e coragem do garoto, Tall resolve partir numa viagem pelo Senegal para levá-lo de volta à casa. O que ele não imaginava é o quanto se sentiria em casa também. 

(Lionel Louis Basse interpreta Yao)


Godeau comenta sobre o processo de construção do roteiro e seleção do elenco: “[eu e Agnès] fizemos duas viagens ao Senegal, realizamos as pesquisas de locação juntos e encontramos pessoas que deram corpo aos nossos personagens”. “Era essencial encontrar ali a criança que interpretaria Yao. Eu queria que ele tivesse um sotaque autêntico, onze ou doze anos e, portanto, uma certa maturidade. Nós tivemos a sorte de encontrá-lo entre seiscentas crianças testadas para o filme. Lionel é uma criança muito esperta, inteligente, trabalhadora. Omar e ele se tornaram muito próximos.” 


(Participação de Fatoumata Diawara) 


“Eu queria me dedicar completamente a este filme e acompanhar Philippe. É a primeira vez que me envolvo tanto num projeto, do início ao fim da concepção”, comenta Omar Sy, que também é coprodutor do filme. “Fazia oito anos que eu não ia ao Senegal. É um país que mudou bastante, como o continente africano em geral. Nós queríamos apresentar o olhar novo do meu personagem a este país. Este reencontro, para mim, foi como uma redescoberta, pois muitas coisas se transformaram em relação à época que eu tinha conhecido”, completa. 



“Eu acredito no poder do cinema de expandir as consciências e adoro quando o romanesco e o realismo se encontram. O contato entre um e outro me parece virtuoso - principalmente em uma sociedade como a nossa, onde cada um deve permanecer em seu lugar, onde temos medo da diferença. Quando o cinema permite ao espectador se confrontar com seus medos e torná-los menos assustadores, atinge-se algo extraordinário. Eu adoraria que JORNADA DA VIDA permitisse aos espectadores se confrontarem sobre as noções de diferença”, finaliza o diretor.  


SINOPSE 
  
Em seu vilarejo no norte do Senegal, Yao é um garoto de 13 anos de idade disposto a tudo para encontrar o seu herói: Seydou Tall, um famoso ator francês. Convidado a promover o seu novo livro em Dakar, Tall retorna ao país de origem pela primeira vez. Para realizar o seu sonho, o jovem Yao prepara uma fuga e atravessa 387 quilômetros sozinho até a capital. Comovido com este jovem, o ator decide fugir às obrigações e acompanhá-lo de volta à sua casa. No entanto, pelas estradas empoeiradas e incertas do Senegal, Tall compreende que ao se dirigir ao vilarejo do garoto, ele também parte ao encontro de suas raízes.  

Assista o trailer




FICHA TÉCNICA  

Direção: Philippe Godeau  
Elenco: Omar Sy, Lionel Louis Basse, Fatoumata Diawara  
Gênero: Comédia, Drama  
País: França, Senegal  
Ano: 2018  
Duração: 103 min
Informações: Sinny Assessoria e Comunicação.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.