CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

42ᵃ Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2018.

Mais uma vez tivemos a honra de participar da 42ᵃ Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realizada no dia 06 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema  Augusta, com a presença dos patrocinadores e da diretora do evento, Renata de Almeida.  A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece na capital paulista de 18 a 31 de outubro. Durante duas semanas, serão exibidos mais de 300 títulos de variados países e diversas cinematografias. Os filmes serão apresentados em mais de 30 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. e também em Campinas. Lembrando que a autora da arte do pôster desta edição, a norte americana Laurie Anderson, também  ganha  exposição da sua instalação em realidade virtual, "Chalkroom", que inaugura anexo do Cinesesc. Após a coletiva houve exibição do maravilhoso  longa "Assunto De Família"  (Manbiki Kazoku/ Shoplifters), de Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado pelo Japão para concorrer a uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro.


(Presentes na coletiva Maurício Andrea Ramos -SPcine, Rodrigo Diullas-Petrobrás, André Sturm-Secretária Municipal da Cultura, Renata de Almeida-Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Rosana Paulo da Cunha- Sesc, Claudiney Ferreira- Itaú e Mário Mazzili-CPFL)


A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas. A 42ª Mostra é composta de seis seções: Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Desde 2017, o evento também apresenta filmes de realidade virtual.

(Sakura Andou, Miyu Sasaki, Jyo Kairi, Lili Franky, Mayu Matsuoka e Kirin Kiki)
E por falar em cinema, assistimos o maravilhoso "Assunto de família" (Manbiki Kazoku),que recomendamos muito, tanto que o diretor japonês Hirokazu Kore-eda será homenageado com o Prêmio Humanidade. Prêmio concedido a personalidades que demonstram questões humanistas, sociais e políticas pertinentes ao tempo de forma corajosa e sensível. O Prêmio Humanidade desta edição da Mostra será concedido a duas pessoas, ao diretor japonês e também merecidamente ao Dr. Drauzio Varella pela sua relação com a escrita e o audiovisual trabalhando como voluntário na Casa de Detenção do Carandiru, o médico colheu as histórias que, há quase 20 anos, ocupam o imaginário coletivo nacional. Além disso haverá outras premiações.


Assista a Vinheta com a arte de Laurie Anderson
" Chalkroom"


Queridos  o 42ᵃ Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é maravilhoso e confesso ser o meu preferido, pois abrange uma lista de filmes quase do mundo todo que particularmente admiro demais. Isso agrega  muito conhecimento e abre um horizonte muito além das grandes bilheterias. Quem quiser saber mais sobre a Mostra, as informações estão disponíveis no site  www.mostra.org .  Lembrando que a 42ᵃ Mostra terá seleção de filmes no interior de São Paulo através  de itinerância promovida pelo SESC. Já em Campinas, o Instituto CPFL vai apresentar 15 títulos entre 20 e 31 de outubro. Bom até breve com mais novidades da Mostra. 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.