CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

"O Nome da Morte", uma historia baseada na obra de Klester Cavalcanti, conta a vida do matador de aluguel Júlio Santana. Nos cinemas.

"O Nome da Morte", escrito e dirigido por Henrique Goldman (Jean Charles),  o filme é protagonizado por Marco Pigossi, e reúne no elenco André Mattos, Fabiula Nascimento, Matheus Nachtergaele e Martha Nowill. O longa, que teve sua estreia mundial no Festival do Rio de 2017, tem lançamento nos cinemas marcado para 2 de agosto.

Para quem leu o livro, vai nitidamente perceber que grande parte da trajetória de Júlio Santana ficou por fora, ou seja não foi exatamente como está no filme. Porém a narrativa tem seus prós e contras onde cabe o ponto de vista de quem leu ou assistiu.  
André Mattos como sempre é impecável com seus personagens emblemáticos. Talvez o rostinho bonito de Marcos Pigossi não tenha dado muita característica ao personagem que aparentemente deve ser bem diferente. Mas vamos pelo lado da ficção embora a história seja verdadeira. É curioso  os altos e baixos que o pistoleiro vive constantemente. Com tantas mortes nas costas como consegue dormir? Não sabemos, mas o filme tem lá uma narrativa interessante.  Se o destino escolheu  o Júlio como o aprendiz de seu tio, ele acabou se tornado mais do que isso.

( Dia de cabine e coletiva de imprensa  com Klester Cavalcanti, Fabiula Nascimento, Marco Pigossi e Goldman)


O filme é livremente inspirado no livro homônimo do jornalista Klester Cavalcanti, que conta a história real de Júlio Santana, um matador de aluguel que confessou ter assassinado 492 pessoas. Os crimes foram cometidos ao longo de mais de vinte anos de pistolagem e ele passou apenas uma única noite preso. A maior parte do tempo, Santana escondeu a vida de pistoleiro da mulher e do filho. Com roteiro assinado por George Moura (Redemoinho, Getúlio e Linha de Passe) e por Goldman, a adaptação cinematográfica revela a ambiguidade da trajetória de Santana, um jovem de uma família pobre e religiosa, que se tornou um matador frio e ao mesmo tempo dedicado e carinhoso com a família.

(Fabiula Nascimento no papel da esposa  Maria, que acompanha os altos e baixos dessa relação)

O Nome da Morte" é uma produção da TvZero, em coprodução com a Globo Filmes e Telecine, patrocinado pela Riofilme, com distribuição da Imagem Filmes. A fotografia assinada por Azul Serra contrapõe a beleza do Parque Nacional do Jalapão e o mundo violento e inquietante da pistolagem em Palmas, Tocantins. A música foi composta pelo britânico Brian Eno.


(André Mattos o papel do tio Cícero  " Mentor" que muda o destino do simples homem Julio Santana)

Assista o Trailer



Elenco
Marco Pigossi ‐ Julio Santana
Fabiula Nascimento ‐ Maria
André Mattos ‐ Cícero
Matheus Nachtergaele ‐ Luciano
Martha Nowill ‐ Alzimara
Tony Tornado ‐ Genésio
Augusto Madeira ‐ Adilson

Sobre o diretor
Nascido em São Paulo, Henrique mudou‐se para Londres em 1992 onde fundou a Mango Films. Na Guatemala, realizou seu primeiro longa‐metragem, I xcan (1998). Realizou também os filmes Princesa (Festival de Sundance, Edinburgo e Rio de Janeiro) e Jean Charles (Festival de Toronto).

Sobre o autor e o livro

O jornalista Klester Cavalcanti já trabalhou em algumas das maiores publicações do Brasil, foi finalista do Natali Prize, o mais importante prêmio de jornalismo de Direitos Humanos do Mundo, promovido pela União Europeia e pela Federação Internacional dos Jornalistas e ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria 

Ficha Técnica
Direção e roteiro: Henrique Goldman
Produção: Roberto Berliner e Rodrigo Letier
Produtor Associado: Fernando Meirelles
Roteiro: George Moura
Baseado no Livro: O Nome da Morte  de Klester Cavalcanti
Trilha Sonora Original: Brian Eno
Direção de Fotografia: Azul Serra
Direção de Arte: Tiago Marques Teixeira
Montagem: Livia Serpa
Produção Executiva: Rodrigo Letier e Leo Ribeiro
Direção de Produção: Henrique Castelo Branco e Ricardo Karam
Coordenação de Pós-produção: Anna Julia Werneck
Som Direto: Cristiano Maciel
Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Cutz
Figurino: Valeria Stefani
Maquiagem: Auri Alex
Assistência de Direção: Marcela Lordy
Produção de Elenco: Renata Kalman
Produção: TvZERO
Coprodução: Globo Filmes e Telecine
Patrocínio: Riofilme
Apoio e Investimento: BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual e ANCINE

Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.