CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

Animação nostálgica japonesa de Takuda Inaba, estreia no Netflix

Garimpando algumas novidades no Netflix, encontrei o Golden Time (Goruden Taimu) Essa animação de 21 minutinhos me encantou e até bateu uma certa nostalgia.  Trata-se de um aparelho de televisão  de 20 anos deixado no ferro-velho. Com o  avanço da tecnologia no anos 80, o aparelho se torna objeto obsoleto. Sem aceitar sua atual condição, a televisãozinha tenta de tudo para se livrar desse lugar.


   
Claro que não vai ser nada fácil. No entanto, outros objetos abandonados surgem curiosos  como o balde furado, o ventilador quebrado, a cadeirinha e o gatinho de corda. Todos peças emblemáticas de um passado glorioso e agora esquecidos ao relento. Talvez eu esteja nostálgica, mas achei tão lúdico a forma  de mostrar como tantos objetos passaram pelas nossa vidas ao longo dos anos. Que de alguma forma permaneceram ali ao nosso dispor. Alguns  guardam  como relíquia, outros como recordação (presente ou valor afetivo),  mas a maioria são substituídas pelo inovador e o seu destino... 


    
A essência da animação:


Apesar da nostalgia do cenário,  a animação propõe valores como amizade,  determinação e esperança. Por um momento você passa a comparar com a vida e como podemos aproveitar o máximo da nossa existência. O final surpreende!  


Não sei muito Takuda Inaba, mas pela belíssima construção dessa animação, já pesquisarei mais.
Disponível no Netflix. Aliás  tem vários curtas que logo comentarei.    

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.