CULTURA COM ESSÊNCIA

CULTURA COM ESSÊNCIA

Rodin, a intensidade na arte e no amor.

Cinema e arte, uma combinação perfeita e melhor ainda quando desvendamos um pouco sobre a notória vida de  Auguste Rodin. Entre suas esculturas polêmicas, ele encontrava  o amor nas mãos de Camille Claudel que se tornou sua confidente e amante.  





Sinopse: Em Paris de 1880, Auguste Rodin (Vincent Lindon) finalmente recebe, aos 40 anos, sua primeira encomenda do Estado: A Porta do Inferno, obra composta de figuras que farão sua glória, como O Beijo e O Pensador. Ele divide sua vida com Rose (Séverine Caneele), sua eterna companheira, quando conhece a jovem Camille Claudel (Izia Higelin), sua aluna mais talentosa, que rapidamente torna-se sua assistente e, em seguida, sua amante. Dez anos de paixão, mas também dez anos de admiração e cumplicidade compartilhada. Após a dissolução, Rodin continua a trabalhar com determinação. Ele deve encarar a rejeição e o entusiasmo que a sensualidade da sua escultura provoca e assina com seu Balzac, rejeitado enquanto vivo, ponto de partida incontestável da escultura moderna. 



Para quem gosta de arte e principalmente de Auguste Rodin, pode esperar  pouco do universo do escultor e mais sobre seu romance com sua assistente Camille Claudel. Rodin já vivia com sua parceira Rose e seu filho, mas era infiel. O filme todo passa maior parte no atelier do escultor entre suas peças e modelos nus. Rodin entrava em conflito e suas obras  que eram sempre questionadas e desprezadas. Apesar de apresentar alguns artistas da época, senti a falta do envolvimento de Rodin em busca de si mesmo e sua defesa pelo seu Balzac. Mais valeu conhecer mais pouco sobre o escultor. Curiosamente o filme fez parte da Seleção oficial de Cannes 2017. Após sua morte suas obras foram as mais valiadas e até hoje conhecidas no mundo inteiro.

A essência do filme:
Saber um pouco mais sobre o universo de Auguste Rodin entre sua arte e amores. Era homem em conflito com a arte e a paixão. 




Ficha Técnica:
Título Original: Rodin
Direção: Jacques Doillon
Roteiro: 
Jacques Doillon
Elenco: 
Vincent Lindon, Izia Higelin, Séverine Caneele e Bernard Verley
Distribuição: 
Mares Filmes
Agradecimento: Mares Filmes

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.